sábado, 4 de setembro de 2010

Uma janela para Deus - Una finestra per Dio







Hoje, 04 de setembro, tive a alegria de visitar a terra de São Francisco de Assis.
Foi uma peregrinação mágica. Cheia de encantos e espiritualidade. Ali, no túmulo de Francesco, senti como se uma janela abrisse para Deus. Senti Ele mais próximo de mim e me coloquei na sua presença.
Aqui na Itália, esses momentos de intimidade com Deus tem sido constantes. No Brasil, devido a correria do dia-a-dia, ficava quase impossível parar tudo pra perceber a graça de Deus atuando nos acontecimentos, na história.
Nessa nova etapa - cotidianamente - percebo Deus guiando meus passos, afinal só tenho Ele aqui. Como já dizia Henri Nouwen: é na solidão que percebemos a presença do eterno.
Mais voltando a falar de Assis - digo que foi muito bom retornar a este Santuário. Passar pelas ruelas antigas e sentir o espírito de Francisco em todas elas. Visitei a Basílica Papal - uma Igreja em três níveis. No primeiro estão as obras de Giotto - que retratam a história de Francisco. Muitas delas danificadas pelo último terremoto que atingiu Assis. No nível do meio a Igreja antiga e a base que serviu para erguer a Basílica Papal e no subsolo o local onde está o corpo de Francisco.
Visitei também a Igreja de Santa Clara com sua belíssima visão do alto da colina. Por fim, a Porciúncula - a Igreja de Francisco. Ali pertindo, numa parte reservada, tombou (morreu) Francisco de Assis, nú, na terra que ele chamava de irmã, o Santo dos santos. A Porciúncula foi mantida e ao redor se edificou uma Igreja enorme.
Segue alguas fotos.

Nenhum comentário: