domingo, 26 de setembro de 2010

Um fim de semana agitado








Escada Santa - Próximo a Basílica de São João de Latrão

Basílica de São João de Latrão

Circus Massimo - Local de divertimento dos Romanos na época do Imperador
Uma das 7 colinas de Roma - ao fundo a cúpula da Basílica de São Pedro

Almoço na casa da Professoressa Francesca que está ao centro com sua cadela Olívia


Amados irmãos e irmãs, como o tempo passa!!!! Já se passaram um mês que deixei a terra querida e cheguei em terra romana. Fazendo um balanço geral deste período posso dizer que foi positivo. Adaptação, língua, cultura, amizades, tudo isso deve ser vivido. Juro que no início sentia como se fosse uma criança - tendo que aprender tudo de novo.
Mas as coisas mudam e o tempo nos ensina muito. A experiência aqui é única. Agora está chegando o frio. Hoje a temperatura ficou na casa dos 18 graus. Venta bastate e começa o período chuvoso.
Esta semana muita coisa aconteceu! Encontrei gente de Luz em terra estrangeira. A D. Lázara veio passear pela Europa e claro que nos encontramos na sexta-feira e hoje (26/09) para celebrarmos este momento. Passeamos um pouco. Fomos juntos às quatro Basílicas Papais: SãoPedro, São João de Latrão, São Paulo fora dos Muros e Santa Maria Maior. Fotos em anexo.
Na última sexta, a turma de alunos do curso de italiano fez um passeio turístico pela cidade eterna. Visitamos o Circo Massimo onde acontecia as corridas de Bighe (dois cavalos que puxavam o carrinho com um homem dentro). Dizem que as corridas eram violentas e sempre morriam mais de um. Visitamos algumas Igrejas e uma das colinas de Roma (são 7) ao todo. Depois fomos almoçar na casa da Professoressa Francesca Maruffi. Comemos uma massa e tomamos vinho. Foi divertidíssimo. Algumas fotos.

sábado, 18 de setembro de 2010

Colosseo em chamas







Pra quem acompanha a internet, ontem um turista colocou fogo no Colosseo! Calma, eu explico! A intenção foi criar um ambiente onde as pessoas refletissem sobre os cuidados com o patrimônio histórico - e deu certo. Na noite de sexta, sábado e domingo os turistas podem ver uma obra de arte, o colesseo pegando fogo, com fumaça e tudo (foto1). Projetores instalados nos arcos do colesseo projetam o fogo que tem uma sequência magnífica, além de se ver a fumaça que sai atrás da arquitetura. Lindo! Depois fizemos um passeio por Roma, que à noite, tem outra cara. Pe. Donizete e Pe. Sidnei da Arquidiocese de São Paulo me acompanharam nesta empreitada.
Algumas fotos: Fórum Trajano (foto4), Piazza Venezia - Monumento Vittório Emmanuelle (fotos 2 e 3), Piazza Argentina (foto5).

Basílica de São Paulo Fora dos Muros





Sexta-feira, 17/09, depois de uma prova enorme de italiano (5 páginas), uma visita na Universidade para uma entrevista básica com o Vice-Decano, o jeito foi dar uma volta na parte da tarde para distrair e respirar novos ares.
Padre Lindomar da Arquidiocese de Diamantina e eu fomos visitar a Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Igreja linda, cheia de histórias. Ali está o túmulo de São Paulo e a corrente que, segundo uma tradição antiga, prendeu o Apóstolo aqui na cidade eterna(foto 3). Visitamos o museu e o claústro do mosteiro. Fiz uma direção espiritual e confessei com Dom Orani. Voltamos revigorados pra casa.
Segue algumas fotos do interior da Igreja e dos locais visitados.

domingo, 12 de setembro de 2010

Prova maior

Pra quem não acredita que Assis é um lugar de paz e cheio do Espírito de Francisco.

Peregrinação à Assis







Com o nosso "Pranzo al saco" (tradução literal: Almoço na sacola) deixamos o Colégio Pio Brasileiro na manhã desse domingo (12/09) rumo a cidade de Assis para uma Peregrinação. Todos os anos, os alunos novos são convidados a rezarem aos pés dos santos dos santos. Após uma aula sobre a vida de São Francisco dada durante a semana por um padre amigo, partimos na direção da Umbria (região onde se encontra Assis - cerca de 3 horas de ônibus). A primeira parada foi a Basílica de Santa Maria dos Anjos, onde está a Porciúncula. Ali Francisco viveu com seu grupo por mais de vinte anos. Aconteceu ali também, o Capítulo das Esteiras - no século 13, seguidores de Francisco vieram de todos os cantos para celebrarem o início da ordem. Dados históricos revelam que passaram de 20.000 adeptos da vida simples deste Santo. Onde está a Porciúncula também morreu Francisco e se pode observar o rosseiral onde diz a lenda, após a tentação, Francisco se jogou e que apartir daquele momento perderam seus espinhos, mantendo se assim até hoje. O mais bonito de se ver é uma imagem de São Francisco que está perto da capela das Rosas, dentro de um corredor, que tem a vivacidade de ter em seus braços uma pompinha branca que se sente em casa. Mesmo com todos os passantes ela permanece ali, no ninho que está nas mãos de Francisco. Celebramos na Basílica Papal de São Francisco e depois visitamos a Igreja de Santa Clara e São Damião. Na Igreja de Santa Clara está o Crucifixo que falou com Francisco: "Francisco, reconstrói a minha Igreja que está em ruínas". No princípio Francisco achou que era a Igreja de pedra, só depois percebeu que Jesus falava da Igreja povo de Deus.
Retornamos à casa. Felizes com a experiência partilhada com os irmãos e na esperança que São Francisco nos faça mais simples e pobres - pra acolhermos a alegria do Evangelho como ele mesmo acolheu.

sábado, 11 de setembro de 2010

Um passeio no Trastevere






Ontem(10/09), após um teste de 05 páginas de Italiano, fomos comer uma pasta no Trastevere. É um bairro de Roma de ruas estreitas e aconchegantes. O lugar é muito frequentado por turistas e pelos romanos também. É muito caro mais a dica é prestar atenção nos restaurantes que estão nas ruelas. É lá que os romanos vão para passar a noite e é onde você deve ir também, se não quiser ter um susto com a conta. Rsrsrs
Visitamos a Igreja de Santa Maria di Trastevere. Linda!!! Estava acontecendo um concerto de Violão-celo. Maravilhoso.

Na foto: Pe. Donizetti (São Paulo) e Gruimário (Prelazia do Xingú)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010





Amados e amadas de Deus,
hoje, aqui no Pio Brasileiro, celebramos em Ação de Graças pelo 188º Aniversário da Independência do Brasil. Todos anos a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé participa dessa Missa como um sinal de união com a Pátria querida. Concelebrada por todos os presbíteros que aqui residem, a casa também recebe os visitantes brasileiros, religiosos e religiosas, corpo diplomático e desta vez, de modo especial, os arcebispos e bispos em visita Ad Limina Apostolorum do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe). A missa foi celebrada por Dom Geraldo Majella Agnelo e concelebrada pelo Cardeal Cláudio Hummes. Após a celebração, uma confraternização alegre se deu no Salão dos Atos. Segue algumas fotos.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Aulas de Italiano





Amados e amadas de Deus,
entramos na segunda semana de aulas da língua Italiana. Somos um grupo de oito alunos e nossa "Professoressa Francesca" é muito competente e simpática. Iniciamos às 9 horas e vamos até às 13h. À tarde fazemos exercícios e mais exercícios. As vezes saímos para tentar treinar o italiano. Aqui uma foto de toda a turma com nossa professora e alguns exercícios de conversação.

sábado, 4 de setembro de 2010

Uma janela para Deus - Una finestra per Dio







Hoje, 04 de setembro, tive a alegria de visitar a terra de São Francisco de Assis.
Foi uma peregrinação mágica. Cheia de encantos e espiritualidade. Ali, no túmulo de Francesco, senti como se uma janela abrisse para Deus. Senti Ele mais próximo de mim e me coloquei na sua presença.
Aqui na Itália, esses momentos de intimidade com Deus tem sido constantes. No Brasil, devido a correria do dia-a-dia, ficava quase impossível parar tudo pra perceber a graça de Deus atuando nos acontecimentos, na história.
Nessa nova etapa - cotidianamente - percebo Deus guiando meus passos, afinal só tenho Ele aqui. Como já dizia Henri Nouwen: é na solidão que percebemos a presença do eterno.
Mais voltando a falar de Assis - digo que foi muito bom retornar a este Santuário. Passar pelas ruelas antigas e sentir o espírito de Francisco em todas elas. Visitei a Basílica Papal - uma Igreja em três níveis. No primeiro estão as obras de Giotto - que retratam a história de Francisco. Muitas delas danificadas pelo último terremoto que atingiu Assis. No nível do meio a Igreja antiga e a base que serviu para erguer a Basílica Papal e no subsolo o local onde está o corpo de Francisco.
Visitei também a Igreja de Santa Clara com sua belíssima visão do alto da colina. Por fim, a Porciúncula - a Igreja de Francisco. Ali pertindo, numa parte reservada, tombou (morreu) Francisco de Assis, nú, na terra que ele chamava de irmã, o Santo dos santos. A Porciúncula foi mantida e ao redor se edificou uma Igreja enorme.
Segue alguas fotos.