segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Serina - um paraíso em meio as montanhas

Bagnella

Serina

O penhasco que guarda a Casa Paroquial

Pe. Belaver

Neste último fim de semana de outubro, mês missionário, Pe. Belaver e eu fomos colaborar com a Missão Paroquial na Diocese de Bergamo. Estivemos no Vale de Serina, na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, juntamente com Don Martino e Don Marco, com o objetivo de falar um pouco sobre a realidade do nosso Brasil. A experiência foi gratificante e nem considerada por nós dois como um trabalho pastoral, mas sim como um verdadeiro passeio, devido as características ímpares de um lugar tão belo. Serina é um dos tantos vales que compõem a região montanhosa aos arredores de Bergamo. Com um povo acolhedor e um clima frio de início de inverno, o local se tornou mágico quando contemplamos os altos penhascos que circundavam aquele "paese" de 2 mil habitantes. As celebrações em diversas comunidades completaram o panorama, deixando um gostinho de quero mais. No inverno a neve que cai naquela região chega a um metro de altura. Sair é quase impossível, por isso, as casas são confortáveis para proporcionar aos seus moradores um aconchego que recompense. Celebrei a eucaristia para os moradores de Valpiana, uma paróquia que desde os idos de 80 não possui um sacerdote fixo. Além de ser um paese belo, está situado de frente para o Vale, a uma altura de 1.030 metros. Quando a neblina dava trégua, a vista era belíssima, mas para permanecer do lado de fora, para contemplar tal beleza, é preciso coragem, pois a temperatura de 4º graus, às 16h é de assustar um pouco.

domingo, 23 de outubro de 2011

Visita brasileira

Vinicius e Liamar - Fontana de Trevi

Pe. Mundinho - de Bom Despacho

Num parque perto da Via Ápia Antiga

Na última semana tive a alegria de receber aqui em Roma os amigos Vinícus e Liamar. A viagem estava sendo planejada desde o ano passado e se concretizou entre os dias 08 e 22 de Outubro. Além de terem visitado Veneza, Florença e Assis, quando chegaram a Roma tiramos um dia para visitar Pompéia. Espero que tenham gostado, apesar do cansaço que lhes dei. Retornaram neste sábado 22/10 e hoje, domingo, fiz um pequeno passeio por Roma, visitando lugares ainda não vistos. E como o mundo é pequeno, andando pela Basílica de São João de Latrão, eis que encontro um grupo de brasileiros e no meio deles, o Pe. Mundinho de Bom Despacho. Surpresa agradabilíssima. Posto algumas fotos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Novas imagens

Catedral de Pisa e a sua Famosa Torre

Coliseo à noite

Praça de Pádova - onde se encontra a Basílica de Santo Antônio

A princípio queria escrever uma crônica intitulada Pio Brasiliana, mas achei por bem mudar o assunto deixando a crônica de lado e publicando simplesmente algumas fotos da última peregrinação que realizei e que relatei na última postagem.
Aproveito o momento pra abraçar a todos e todas que me querem bem, os que estão perto e os que estão longe.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Una passeggiata

A Torre de Pisa

A Praça de São Marcos em Veneza

Da esquerda para a direita: Pe. Valdir, Elton, Zacarias, Dom Canindé, Francisco, Wellington e eu

No último dia 30/09 saímos, Pe. Valdir e eu, com um grupo de padres da Diocese de Bonfim na Bahia, juntamente com o Bispo Dom Francisco Canindé para um passeio e peregrinação em alguns lugares importantes do Norte da Itália. Visitamos Assis, Florença, Pisa, Pádova (terra de Santo Antônio) e Veneza.
Celebramos juntos em Pádova e nas minhas preces coloquei a Diocese de Luz, principalmente as Paróquias que têm Santo Antônio por Padroeiro. Visitamos as outras cidades e seus pontos turísticos e em Veneza fiz uma parada especial na Igreja de São Jeremias onde se encontra o corpo de Santa Luzia. Ali rezei por todos os meus amigos e amigas, mas de modo especial rezei por meu pai e o grande amigo Leandro Araújo, pedindo a proteção e a benção de Santa Luzia.
Aos padres de Bonfim: Zacarias, Elton, Francisco e Wellington os meus votos de um bom retorno para o Brasil e no coração grandes recordações da Europa. À Dom Canindé o meu obrigado pela convivência, pela partilha e também segue os meus votos de um pastoreio fecundo e iluminado pelas luzes do Espírito.